Veja o que 20 minutos de exercícios fazem para o cérebro

Exercitar-se também pode beneficiar o cérebro e a memória

Que exercícios de musculação são bastante importantes para quem quer ganhar massa muscular e manter a boa forma todo mundo provavelmente já sabe. Mas você tinha ideia de que esse tipo de treinamento também pode beneficiar o cérebro e a memória? Um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, identificou que se exercitar de maneira intensa por somente 20 minutos na academia melhora a memória de longo prazo em aproximadamente 10%.

A pesquisa foi coordenada por uma estudante de graduação da instituição, Lisa Weinberg. Durante o experimento, 46 jovens adultos saudáveis foram convidados a olhar 90 fotografias exibidas na tela de um computador. Depois dessa etapa inicial, metade dos participantes foram se exercitar em um aparelho de extensão de perna, enquanto a outra metade ficou apenas sentada em uma cadeira e não praticou nenhum tipo de atividade física.

Então, dois dias depois, todos eles foram chamados de volta para se encontrar com os pesquisadores. O grupo foi encaminhado a observar 180 imagens, das quais 90 fotografias eram aquelas que já tinham sido mostradas anteriormente a eles. O resultado foi que as pessoas que tinham praticado o exercício se recordaram de 60% das imagens que já tinham visto no começo do experimento e as que não fizeram nenhuma atividade se lembraram de 50% delas.

Outras pesquisas realizadas com homens e mulheres mais velhos – de 50 até 85 anos de idade – já tinham apontado que um treinamento curto consegue fazer bem para a memória por conta da liberação do hormônio norepinefrina – que também recebe o nome de noradrenalina. Esse hormônio é conhecido pelos cientistas por exercer um importante papel na memória.

A coautora do estudo, a professora-assistente de psicologia no Instituto de Tecnologia de Georgia, Dra. Audrey Duarte, entende que essas descobertas são encorajadoras.

 

“Mesmo sem fazer exames caros, nossos resultados nos dão uma ideia de que áreas do cérebro podem estar sustentando esses benefícios que o exercício dá a memória”, explicou.

Categorias
BlogrollSaúde

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Dificuldade de Aprendizagem

    Dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da...
  • Meditação Nas Escolas

    Educar crianças deve ser holístico e não apenas um processo de entupir a cabeça delas com informações. Apenas ir às aulas e aprender algumas lições não faz realmente a...
  • Enxergando a vida de diferentes ângulos

    Na verdade nós vivemos a realidade que nosso cérebro cria a partir de percepções do mundo exterior. A riqueza do mundo exterior é extremamente vasta para que possa ter...
  • Novidades no Tratamento dos Tumores Cerebrais/SNC

    Pesquisas sobre tumores cerebrais e do sistema nervoso central estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços em prevenção, detecção precoce e tratamentos: Genética...