A importância da meditação

(como prática pedagógica)

Quero trazer uma reflexão sobre o poder, a importância e os benefícios da meditação, especialmente para as crianças. Muito já li sobre os benefícios cientificamente comprovados da meditação diária ou regular. Através da meditação trabalha-se a capacidade de desconcentração externa (acontecimentos e ruídos ao redor), facilitando a concentração e foco em outras atividades, trabalha-se a respiração profunda que alivia a tensão muscular ocasionando o relaxamento, melhora a oxigenação, é o exercício perfeito para controlar a ansiedade, o stress, recuperar o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito, o que favorece muito à tomada de decisões mais conscientes.

 

MEDITATING-KIDS
Através da meditação, podemos trabalhar a ativação e energização dos chakras (pontos de energia sutil) através de visualizações das cores correspondentes a cada ponto. Podemos também com a meditação, nos harmonizar com a mãe-natureza, com o cosmos (universo) e conectar-se com nossa verdadeira essência (o Eu superior), que traz como benefício o autoconhecimento. São muitos os benefícios ocasionados pela meditação, porém no início, como todo exercício, tem seus desafios e suas dificuldades mas com a prática os resultados irão surgindo.

O segredo de uma boa meditação é preparar o ambiente onde se vai meditar, é necessário que este seja um local aconchegante, reservado, protegido de ruídos externos (o máximo possível), um local tranquilo! Músicas relaxantes, com sons da natureza ou/e só instrumentais ajudam a espantar os pensamentos alheios e desconectar-se do mundo externo, mas não que seja obrigatório o uso de músicas, vai de cada pessoa, aliás, esse momento deve ser bem intuitivo (o que sentir vontade de fazer, faça), a meditação pode ser feita sentado com as pernas cruzadas em lótus, como pode ser feita deitada no tapete por exemplo! O uso de incenso é opcional, para quem gosta e acredita no poder das essências assim como eu, é um forte aliado nesta prática (eu sempre uso).

meditação

Meditar é sem dúvida uma forma de relaxar, acalmar os ânimos, se autoconhecer, trabalhar o autocontrole das emoções, uma excelente prática a ser trabalhada com as crianças! E funciona mesmo!

Tive oportunidade de vivenciar em um de meus estágios, essa prática com crianças da Educação Infantil e era algo incrível, as crianças além de gostarem da prática, elas realmente acalmavam-se, ficavam mais organizadas, mais amorosas e a criatividade delas fluía muito melhor, era um momento muito gostoso que causava uma imensa sensação de paz e harmonia do grupo.

Em meus estudos, pesquisas e experiência, pude perceber que a prática de meditação na escola melhora significativamente o desenvolvimento das crianças, pois elas apresentam melhoras cognitivas e comportamentais. Reduz a ansiedade, fazendo com que as crianças lidem melhor com os conflitos internos e externos (do grupo), aumenta a capacidade de concentração, atenção e de memória, além de auxiliar no desenvolvimento afetivo que reflete na relação com os colegas e até com a família.

Não necessita-se de muito tempo para realização dessa prática, pesquisas e projetos já realizados, mostram que 15 minutos da prática diária de concentração e entonação de mantras ou o uso de músicas relaxantes (próprias para meditação), já são o suficiente para obter bons resultados.

 

BREVE RELATO
Recentemente em uma conversa com uma colega da faculdade, ela queixava-se da turminha na qual é professora, não conseguira aplicar as atividades planejadas, pois as crianças andavam muito agitadas e dispersas, então sugeri a minha colega que fizesse com seus “aluninhos”, um momento de relaxamento, sugeri que ela parasse as atividades sem sucesso e colocasse uma música bem tranquila, deitasse com as crianças no tapete da sala e contasse uma espécie de historinha, que intuísse as crianças a imaginar (de olhinhos fechados) tudo que ela narrava, nessa historinha ela poderia usar as cores dos chakras para uma visualização e harmonização dos pequenos.

Pois bem, alguns dias depois essa minha colega confidenciou-me com um certo espanto, que havia seguido minha sugestão e os resultados foram surpreendentes, pois depois dessa prática, as crianças que antes estavam bem agitadas, ficaram tranquilas, organizadas e as atividades que ela havia planejado, fluíram maravilhosamente bem. Mas que também havia tomado uma decisão com base no que havíamos conversado anteriormente, que não iria “cobrar” que as crianças fizessem as atividades sentadinhas, “comportadinhas…” deixaria elas mais livres em sala para se movimentarem e realizarem as atividades, onde se sentissem mais à vontade. Fiquei muito feliz com esse retorno, pois sabia que daria certo com outras crianças, minha experiência mostrou-me que era possível!

(Educando Novas Gerações, Um novo olhar Pedagógico para as Novas Gerações, blog)

 

A MEDITAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Educar crianças deve ser holístico e não apenas um processo de entupir a cabeça delas com informações. Apenas ir às aulas e aprender algumas lições não faz realmente a criança se educar. Nós precisamos ver as necessidades para um desenvolvimento completo, porque o corpo e a mente estão ligados um ao outro. Eles são tão ligados que o que colocamos no corpo reflete na mente e o que está na mente reflete no corpo. Os valores humanos precisam ser cultivados para a saúde do corpo e da mente.Meditaçãoe todas as crianças devem ser encorajadas a serem amigas umas das outras na sala de aula.

É melhor para as crianças sentarem-se em lugares diferentes e com crianças diferentes todos os dias – embora isso dificulte um pouco o acompanhamento das atividades de cada aluno pelo professor. Isso traz um sentimento de pertencimento na sala de aula, com todas as crianças e todos os lugares.

 

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BlogrollZen

Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.

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