PRATICAR YOGA AJUDA A PROTEGER O CÉREBRO

Compreenda um pouco mais...

O método minimiza problemas relacionados à memória e à atenção…

Além de melhorar a flexibilidade, tonificar os músculos, aumentar o poder de concentração e ajudar a relaxar, a yoga pode trazer um outro grande benefício para você.

De acordo com cientistas do Instituto do Cérebro (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School (EUA), a prática ajuda a proteger o cérebro contra o declínio cognitivo que ocorre conforme

envelhecemos.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram imagens do cérebro de mulheres idosas praticantes de yoga e encontraram um córtex pré-frontal mais espesso em regiões associadas a funções cognitivas como atenção e memória. Participaram do estudo 21 mulheres que praticam yoga pelo menos duas vezes por semana, há mais de sete anos. Os cientistas as compararam a outro grupo de 21 mulheres saudáveis, que nunca fizeram yoga, meditação ou outra prática contemplativa, mas que se assemelhavam em termo de idade – ambos os grupos possuíam 60 anos ou mais.

“Nós encontramos maior espessura cortical no córtex pré-frontal esquerdo nas mulheres que faziam yoga, em regiões associadas com funções cognitivas como a atenção e a memória”, garantiu Rui Afonso, doutorando e autor principal do estudo. Como os grupos foram muito bem pareados em termos de outros fatores que podem modificar a estrutura cerebral, como nível educacional e de depressão, a yoga parece ter sido o fator principal para minimizar mudanças no cérebro e protegê-lo de problemas cognitivos.

POR JULIANA MESQUITA
Categorias
Assuntos AcadêmicosBem-estarBlogrollCuriosidadesNotíciasSaúde

Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.

ARTIGOS RELACIONADOS