Hiperatividade

Compreenda um pouco mais...

HiperatividadeA hiperatividade infantil é uma condição em que a criança se mostra mais agitada do que outras da mesma idade. Por isso, ela acaba tendo dificuldades de se concentrar, terminar as atividades ou fazer as tarefas domésticas e escolares.

A hiperatividade e déficit de atenção são mais comumente vistos em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).

Tais aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem o problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno, a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no desenvolvimentos normais da criança ou do adulto.

Suas causas ainda não são totalmente conhecidas. Pode haver influência de vários elementos, tanto genéticos quanto ambientais, como complicações no parto, alterações metabólicas e hormonais, crises familiares ou luto.

Hiperatividade infantil é o mesmo que deficit de atenção?

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH

Embora muitas vezes os termos sejam usados como sinônimos, hiperatividade e deficit de atenção não são a mesma coisa.

A hiperatividade pode ser um sintoma do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Porém, isso não significa necessariamente que a criança hiperativa tenha TDAH, nem que tenha também deficit de atenção.

A hiperatividade pode simplesmente se referir a uma criança mais agitada do que outras da mesma idade.

O contrário também acontece. Ou seja, também pode haver deficit de atenção sem hiperatividade.

Isso geralmente começa a ser percebido durante o processo de alfabetização, durante o qual é mais fácil identificar se a criança tem maior dificuldade de concentração.

A hiperatividade infantil pode ser amenizada com a sua ajuda! Entenda as necessidades do seu filho e trabalhe junto com ele, para que cresça feliz e emocionalmente saudável!

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Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.
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