Disgnosia

A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação.

Dentro das dificuldades de aprendizagem encontra-se a disgnosia que refere-se ao reconhecimento consciente do corpo e do mundo exterior através de nossos sentidos. A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação. Com um adequado tratamento, as disgnosias melhoram com o desenvolvimento da criança, no entanto, geralmente, trata-se de uma melhora parcial.

Segundo a modalidade sensorial afetada existem diferentes classificações:

 

DISGNOSIAS
As gnosias são as funções corticais ligadas ao conhecimento. Considerando percepção e gnosia como etapas de elaboração do mesmo processo, podemos dizer que na primeira etapa se identificam as características dos objetos, do espaço, do espaço-tempo, e na segunda etapa se chega à conceitualização e, portanto, ao verdadeiro conhecimento e reconhecimento. Denominam-se disgnosias as alterações das gnosias na criança, evitando o uso do termo agnosia, que se refere à perda da função.

 

A disgnosia decorre do atraso ou da alteração na integração das percepções – é importante ressaltar que não existe perda das funções sensoriais, cognitivas e/ou motoras.

 

✔ Disgnosia tátil-cinestésica ou somestésica: disgnosia tátil é a dificuldade ou alteração na integração da percepção tátil.

✔ Astereognosia: é a incapacidade de reconhecer os objetos pelo tato, sendo que as sensibilidades são normais.

✔ Disgnosia auditiva: gnosia auditiva é a capacidade de reconhecer sons não-verbais, e inclui a percepção auditiva, a memória auditiva e auditiva seqüencial, o grau de inteligibilidade da palavra e a compreensão da frase. Agnosia auditiva se refere à perda da capacidade de reconhecer sons não-verbais, decorrente de uma lesão cerebral. A disgnosia auditiva ocorre devido a uma dificuldade ou a um atraso na aquisição dessa gnosia. A dificuldade pode ocorrer em nível discriminativo ou semântico. A disgnosia auditiva pode se relacionar com dificuldade na linguagem e na aprendizagem. As alterações na discriminação dos sons originam dislalias.

✔ Disgnosia visual: gnosia visual é a capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos, fisionomias e suas representações espaciais por meio da visão. Agnosia se refere à perda da capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos pela visão, na ausência de alterações visuais mentais. A disgnosia visual é uma alteração gnósica provocada por uma disfunção ou um atraso na aquisição. Na disgnosia visual, a criança tem dificuldade em reconhecer objetos que vê, na ausência de lesão via visual.

✔ Dissomatognosia: a somatognosia é uma gnosia complexa em que é necessária a integração das sensibilidades, do movimento, da afetividade e da inteligência. A perda da capacidade de reconhecer o esquema corporal chama-se assomatognosia. Na criança, ocorre retardo ou dificuldade na integração do esquema corporal, usando-se o termo dissomatognosia.

✔ Disgnosia espacial: disgnosia espacial é o atraso na aquisição da noção de espaço. A noção de espaço se refere à orientação do corpo no espaço e em relação às coisas e pessoas que o rodeiam. As disgnosias espaciais podem ser visoespaciais, somatoespaciais, temporoespaciais e espaciais.

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Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.
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