Cognitivo? Cognição? O que isso significa?

Compreenda um pouco mais...

O que é Cognitivo?

A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual).

A terapia cognitivo comportamental consiste em uma linha de psicoterapia que inclui vertentes da terapia cognitiva e da comportamental.

Esta terapia normalmente tem curta duração, entre três a seis meses e tem como objetivo ajudar o paciente a encontrar novas estratégias para enfrentar os seus problemas.

Ajuda a entender que os sentimentos são despoletados por pensamentos e capacita o paciente a reinterpretar os seus pensamentos de forma mais construtiva.

Teoria Cognitiva de Piaget

A teoria cognitiva criada por Piaget, defende que a construção de cada ser humano é um processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança.

O processo divide-se em quatro fases:

  • Sensório-motor (0 – 2 anos)
  • Pré-operatório ( 2 – 7 anos)
  • Operatório-concreto ( 8 – 11 anos)
  • Operatório-formal (a partir dos 12 anos até aos 16 anos, em média)

A terapia cognitiva é uma área de estudo sobre a influência do pensamento no comportamento do indivíduo.

A junção dos dois conceitos levaram à criação da terapia cognitivo-comportamental (TCC), aplicada à psicoterapia.

O que é Cognição?

Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

Essas informações a serem processadas estão disponíveis no meio em que vivemos.

De modo geral, podemos dizer que a cognição humana é a interpretação que o cérebro faz de todas as informações captadas pelos cinco sentidos, e a conversão dessa interpretação para a nossa forma interna de ser.

O que é processo cognitivo?

O processo cognitivo consiste em uma sequência de eventos necessários para a formação de qualquer conteúdo do conhecimento através de atividade da mente.

Ele é desenvolvido desde a primeira infância até a fase de envelhecimento.

As funções cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar interpretações.

Algumas das principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.

A cognição na psicologia

A cognição passou a existir como um dos ramos de investigação da psicologia no início dos anos 1960. Foi por volta da segunda metade do século XIX que ela deixou o campo da filosofia e começou a existir por si só.

Apesar de diversas áreas como a neurologia e a antropologia terem estudado a cognição, foi a psicologia cognitiva que conseguiu estabelecer uma ligação direta entre a cognição e o comportamento.

A cognição no estudo do comportamento humano

O comportamento é uma combinação das capacidades individuais de uma pessoa com uma série de reações que ela tem relativamente às interações com o ambiente ao seu redor.

A importância da cognição no estudo científico do comportamento humano é ajudar, através da psicologia cognitiva, a compreender os processos mentais que servem de base para a constituição do comportamento e do desenvolvimento intelectual dos indivíduos.

 

Categorias
Assuntos AcadêmicosBlogrollNeurologiaRenato Gomes

Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.
Ainda não há comentários. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Faça seu comentário no campo abaixo

*

*

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Meditation for kids

    Meditação nas Escolas

    Já pensou em meditar para melhorar seu desempenho nos estudos? Pois é. Cientistas de vários países estão interessados em saber quais os benefícios das práticas meditativas na sala de aula. Não sabe o...
  • Hiperatividade

    HiperatividadeA hiperatividade infantil é uma condição em que a criança se mostra mais agitada do que outras da mesma idade. Por isso, ela acaba tendo dificuldades de se concentrar, terminar...
  • Educação, a aprendizagem

    A APRENDIZAGEM A BASE Uma experiência resultará em um aprendizado, no entanto, para haver esta experiência é necessário que haja uma pessoa transmitindo e outra recebendo as informações. Quem...
  • Neurotópicos: atendimentos

    A Equipe Multidisciplinar NEUROTÓPICOS  tem o prazer de anunciar que à partir do mês de Outubro de 2017, estaremos atendendo crianças, jovens, adultos e idosos que apresentem dificuldades físicas...