A importância da Meditação para a saúde e o bem-estar

Cientistas das mais diversas áreas estão pesquisando a meditação nos campos da Psicologia, Neurociências, Filosofia, entre tantas outras áreas.

Existe um interesse amplo pelo estudo da meditação. Cientistas das mais diversas áreas estão pesquisando a meditação nos campos da Psicologia, Neurociências, Filosofia, entre tantas outras áreas. Porque há um interesse tão grande na meditação? Por que ela apresenta resultados e bem satisfatórios, diga-se por sinal.

A prática da meditação pode ser vista de duas formas: Como uma prática devocional, ou seja, uma prática religiosa ou meramente como um exercício para sua saúde mental somente. Estudos recentes mostraram que quando se inicia a prática meditativa há um acionamento do Córtex Pré-frontale do Giro Cingulado.

O Córtex Pré-frontal é a parte anterior do lobo frontal do cérebro. Esta região cerebral está relacionada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão da personalidade, tomadas de decisões e modulação de comportamento social. A atividade básica dessa região é resultado de pensamentos e ações em acordo com metas internas.

O processo neuropsicológico mais importante relacionado com oCórtex Pré-frontal é a função executiva. Esta função se relaciona a habilidades para diferenciar pensamentos conflitantes, consequências futuras de atividades correntes, trabalho em relação a uma meta definida, previsão de fatos, expectativas baseadas em ações, e controle social.

Planejamento e tomadas de decisões, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são considerados funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal.

O Córtex Pré-frontal tem uma grande implicação no comportamento social.

Prejuízos nas funções relacionadas ao Córtex Pré-frontal conduzem a uma maior impulsividade, agressividade e inadequação social.

Já o Giro Cingulado é um aglomerado de fibras de substância branca em formato de C com axônios fazendo comunicação entre o sistema límbico (controle mais emocional) e o córtex (controle mais racional).

 

Giro Cingulado
Tem funções na evocação de memórias e na aprendizagem. Os neurônios do cíngulo recebem fibras aferentes a partir das partes do tálamo que estão relacionadas com o trato espinotalâmico. Sua posição central reflete sua função de conexão entre diversas partes importantes, sendo importante no aprendizado por reforço e punição (condicionamento). Danos a essa área podem resultar em diversos transtornos do humor e de aprendizagem.

A seção posterior está mais relacionada às funções cognitivas como atenção, memória visual, memória de trabalho e memória episódica. Seu menor funcionamento (hipoativação) está associado à ansiedade, agressividade e apatia.

Sua degeneração é comum em demências associadas com idade avançada como doença de Alzheimer.

A meditação irá acionar o Córtex Pré-frontal que estimularia o Núcleo Reticular do Tálamo que por sua vez tem conexões inibitórias; com corpo geniculado lateral (Córtex Visual) e com o Núcleo Lateral Posterior (Lóbulo Parietal Superior Posterior).

Categorias
BlogrollGeralVariedadesZen

Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.
Ainda não há comentários. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Faça seu comentário no campo abaixo

*

*

ARTIGOS RELACIONADOS